Orquestra Theatro São Pedro

Orquestra Theatro São Pedro, de Porto Alegre, apresenta o concerto “De Bach a Gnatalli” no dia 12 de setembro, domingo, às 18h

MINISTÉRIO DO TURISMO e STIHL
apresentam

Orquestra Theatro São Pedro
“De Bach a Gnatalli”

Orquestra Theatro São Pedro, de Porto Alegre, apresenta o concerto “De Bach a Gnatalli” no dia 12 de setembro, domingo, às 18h

Em parceria com a Fundação Theatro São Pedro, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, a Orquestra Theatro São Pedro apresenta o espetáculo “OTSP – De Bach a Gnatalli”, que conta com patrocínio da Stihl. O concerto, com regência do maestro Evandro Matté, terá a participação dos solistas Diego Grendene (clarineta), Elieser Fernandes Ribeiro (trompete) e Tiago Linck (trompete). No programa Bach, Vivaldi, Radamés Gnatalli, entre outros. O concerto ocorrerá dia 12 de setembro, às 18h, no Theatro São Pedro, com ingressos gratuitos (mediante a doação de 2kg de alimento não perecível), com retirada de 8 a 12 (quarta a sábado), na recepção do Multipalco Eva Sopher (ao lado do Du’Attos Restaurante), das 13h30 às 18h. Não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações.

O evento será transmitido ao vivo no canal do youtube da Orquestra Theatro São Pedro Porto Alegre: (https://www.youtube.com/c/OrquestraTheatroSãoPedro).

*este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo

Em tempos de distanciamento social, a orquestra se transforma para levar a música de concerto para todos os gaúchos e, com a transmissão pelo youtube, para todo o mundo. O concerto terá a regência do maestro Evandro Matté.

Realização: Associação Pró-Música POA, Fundação Theatro São Pedro, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Regência
Evandro Matté

Solistas
Diego Grendene (clarinete)
Elieser Fernandes (trompete)
Tiago Linck (trompete)

Patrocínio: STIHL, GERDAU.
Apoio: INBETTA, DUFRIO, BECK DE SOUZA ENGENHARIA.

Planejamento Cultural:Associação Pró-Música de Porto Alegre.

PROGRAMA

Bach, J. S. | Brandenburg Concerto No. 3, BWV 1048
Allegro – Adagio – Allegro

Vivaldi | Concerto p/ dois trompetes
Allegro – Grave – Allegro

Santos, Murillo | Três Miniaturas
Andantino – Allegro Giocoso – Allegro Moderato

Gnatalli, Radamés | Canções Populares do Brasil n 4
Cantiga de cego – Sambalelê
Foi numa noite calmosa – Canto de trabalho

Cavalcanti, Nestor de Hollanda | Um Gringo no Brasil
Suite em 4 partes para clarineta e orquestra de cordas
Um gringo no Choro – Um gringo no Samba
Um gringo na Seresta – Um gringo no Frevo

SOBRE A ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventude Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

EVANDRO MATTÉ | Maestro

Diretor Artístico e Maestro da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), da Orquestra Theatro São Pedro / POA e do Festival Internacional SESC de Música. Seu primeiro contato com a música foi através do trompete, aos 7 anos, atuando como intérprete deste instrumento por 25 anos. Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Foi docente na UPF (Universidade de Passo Fundo) e na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde coordenou o MBA em Gestão Cultural. Atuando como maestro desde 2005, tem dirigido diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha e EUA. Foi o fundador e coordenador do projeto social VIDA COM ARTE que realiza inclusão social através da música. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França pela insígnia de Chevalier d l´Ordre des Arts et des Lettres.

DIEGO GRENDENE | Clarineta

Diego Grendene de Souza é clarinetista da OSPA e diretor do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA. Graduado pela UFRGS, estudou com Walter Boeykens por dois anos no Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica. Neste período, realizou uma série de 44 concertos na França com o Quarteto de Clarinetes Aliénor. Tem atuado como solista com a OSPA e outras orquestras, participado de gravações de Cds e trilhas sonoras de filmes. Realiza concertos de câmara em diversas formações, tendo atuado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém do Pará, entre outras cidades. Durante seu Mestrado na UFRJ, concluído em 2018, gravou o CD “O clarinete na obra de Bruno Kiefer”, lançado no ano seguinte e ganhador do “Prêmio Açorianos” de melhor instrumentista erudito de 2020. Como professor de clarinete, lecionou no Conservatório Pablo Komlós e no Projeto Sinos Acorda, da Unisinos. Leciona frequentemente em Masterclasses e Festivais Internacionais de Música.

ELIESER FERNANDES RIBEIRO | Trompete

Elieser Fernandes Ribeiro iniciou no trompete aos nove anos com seu pai Esrom Domingos Ribeiro. Mais tarde, estudou na escola de música da cidade onde nasceu, Sumaré SP. Foi alunodo professor Clóvis A. Beltrame. Foi membro do grupo Trompetando com o qual gravou o CD “SOL E PEDRA”. Ainda foi membro da Orquestra Sinfônica de Americana e da Orquestra Sinfônica de Limeira, Banda Municipal de Hortolândia e Banda Municipal de Nova Odessa “Professor Gunars TISS”. Foi professor convidado no Festival de metais Urubrass (Uruguai), Festival de Música de Belém do Pará, Teutônia, UNASP 2020. Trabalhou com renomados maestros: Roberto Tibiriçá, Zubin Mehta, Kiril Petrenko, Vladimir Jurowski, Dante Anzolini, Christoph Eschenbach, entre outros. Foi vencedor do primeiro lugar do Concurso para Jovens Músicos da Escola de Música Ernest Mahler em Piracicaba. Foi principal trompete da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.Em 2008 assumiu a cadeira de trompete solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Atuou como professor do Conservatório Pablo Komlós e na temporada 2012 / 2013 trompete Utility da Orquestra Filarmônica de Israel. É membro fundador do Quinteto Porto Alegre.

TIAGO LINCK | Trompete
Um dos mais destacados trompetistas brasileiros, desenvolve uma brilhante carreira como músico de orquestra sinfônica, professor e solista. Nascido em Porto Alegre em 1987, iniciou-se na música aos seis anos, orientado por seu irmão, Fábio Linck. Cedo foi admitido na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Estudou trompete com o professor Evandro Matté, e especializou-se com Patrick Carceller e Pierre Dutot na França. Além disso, ele teve a oportunidade de tocar em importantes festivais e simpósios e aprender com grandes trompetistas, destacando-se Adolph Herseth, Alison Balsom, André Henry, Andrew Balio, Anthony Plog, Ernesto Chuliá, entre outros. Já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil e em países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, França, Uruguai e Venezuela. Como solista, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra Sinfônica do SESC, Orquestra de Câmara SESI/Fundarte, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, entre outras. Tiago Linck é trompete solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, professor do Conservatório Pablo Kómlos e, desde 2016 é artista Buffet Crampon e toca exclusivamente com instrumentos B&S, Besson e Scherzer. Em maio de 2020, recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Trompete Online “Always Connecting”.

 


 

SERVIÇO
Orquestra Theatro São Pedro, Porto Alegre
“De Bach a Gnatalli”
Data: 12 de setembro de 2021
Local: Theatro São Pedro, 18h (Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico/POA-RS)

Com presença de público (30% da capacidade do TSP).
A retirada de ingressos é gratuita mediante a doação de 2 kg de alimento, de 8 a 12 (quarta a sábado), na recepção do Multipalco Eva Sopher (ao lado do Du’Attos Restaurante), das 13h30 às 18h.
*Não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações.

Também será possível acompanhar o espetáculo em casa através do canal do YouTube da Orquestra (https://www.youtube.com/c/OrquestraTheatroSãoPedro)


 

LEI DE INCENTIVO A CULTURA
Patrocínio: STIHL e GERDAU
Apoio: INBETTA, DUFRIO e BECK DE SOUZA ENGENHARIA
Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre
Realização: Fundação Theatro São Pedro; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

OTSP_concerto5_carrossel5

 

Assessoria de Imprensa:
Diego da Maia