Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro

OCTSP realiza última atividade do projeto Concertos Banrisul para a Juventude em 2018

Escolas da rede pública, professores e alunos do EJA lotaram o Theatro São Pedro, na terça-feira (20).

A Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro promoveu na terça-feira (20), às 15h e às 19h, as últimas edições do ano da série Concertos Banrisul para Juventude. Foram 8 escolas participantes às 15h, e no horário das 19h, ocorreu uma edição especial para professores da rede estadual e municipal de ensino público e para alunos do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). O projeto, realizado há 18 anos, proporciona aos estudantes e convidados, atividades aulas-concertos no Theatro São Pedro.

Sob a regência do Maestro Evandro Matté, o espetáculo teve a participação especial do cachorro Miranda interpretado pelo ator Juliano Rossi e da soprano Raquel Fortes. A plateia pode também ver a orquestra representada por toda a sua família de instrumentos (cordas, madeiras, metais, percussão e voz), resultando em uma experiência completa. As apresentações contaram com participação do Coral Sol Maior entoando Trenzinho Caipira de Villa Lobos.

Desde 2000, o projeto Concertos Banrisul para Juventude oferece o universo da música orquestral a estudantes da rede pública de ensino. Em um misto de aula e diversão, são apresentadas obras de compositores consagrados, estimulando a audição do todo e dos detalhes sonoros. Apresentado pelo Ministério da Cultura, com financiamento da Lei Rouanet e patrocínio do Banrisul, o projeto já realizou 170 apresentações para mais de 100 mil alunos de escolas, programas sociais e educação especial.